terça-feira, 12 de abril de 2011

Gasolina : lucros absurdos podem segurar preços

Durante anos pagamos por uma das gasolinas mais caras do mundo, dando imensos lucros às grandes distribuidoras (Petrobrás, Shell, Esso, Texaco, Ipiranga). No caso da Petrobrás, a impressão que fica é de pagarmos uma espécie de imposto, na forma de sobrelucros, para bancar os investimentos da empresa de economia mista. Uma parte dos superlucros vai para o Tesouro Nacional, outra para as reservas de capital para investimentos e outra para acionistas privados. A parte que vai para o governo serve para garantir o superávit nominal, garantia para pagar os juros escorchantes da dívida pública.


Agora que os preços do petróleo subiram, mas não estão proibitivos e podem voltar a patamares anteriores com o fim das crises no Oriente Médio e na Líbia, o governo, que antes dizia que não haveria aumento, agora começa a recuar. Dilma não quer o reajuste. A Petrobrás diz que não reajusta o preço há 9 anos. O pior é que a gente já conhece essa estória: hoje o preço da gasolina está pressionado porque o álcool, que chega a compor 25% da gasolina batizada, está quase 60% acima do preço normal por efeito de sazonalidade. Logo a nova safra entrará no mercado, podendo baixar o preço da mistura, e aí será difícil o grande cartel dos fornecedores e os pequenos cartéis dos sindicatos de postos locais baixarem o preço.

Como somos um país de tolos, farão os reajustes, manterão os lucros das grandes petrolíferas e nós pagaremos a conta dos sobrelucros. Nesta hora não temos centrais sindicais, movimentros sociais nem nenhuma instituição capaz de levar às ruas uma mobilização dos padrões do que fazem os americanos. Por lá, as autoridades e distribuidores têm muito cuidado ao aumentar preços, porque as manifestações de repúdio são muito fortes. E olha que agora que a gasolina chegou à casa dos incríveis US$ 4 por galão (3,785 litros), ou seja, R$ 1,70 por litro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário