quinta-feira, 7 de abril de 2011

Desarmamento : mais de 5 mil mortes evitadas

De cada 10 homicídios, 7 são com armas de fogo, que são em sua maioria nacionais, roubadas de portadores legais. A campanha de desarmamento desde 2004 retirou das ruas mais de 550 mil armas de fogo, estimando-se que cerca de 5.000 mortes foram evitadas. Todo primeiro sábado do mês de junho acontece o Dia Nacional de Desarmamento para reforçar a entrega de armamento às autoridades.


O Instituto Sou da Paz fez, entre 2008 e 2009, um interessante estudo de acompanhamento do Estatuto do Desarmamento (clique aqui para ver a íntegra) . Conclui que houve avanços na retirada de circulação de armas, com resultados na redução do número de armas por habitantes e dos homicídios com armas de fogo, mas que muitas providências ainda precisam ser tomadas para que se chegue ao máximo potencial da lei.





Um comentário:

  1. será que ninguém percebeu ainda que não adianta desarma , criar leis ou restringi o máximo o uso de armas no brasil por cidadão brasileiros, se as nossas fronteiras estão abertas a livre comércio por qualquer pessoa que queria comprar uma arma. Gente vamos pensar mais e acabar de tá discutindo leis contra o desarmamento pois já tem demais e nada adianta, porque o ladrão,bandido ou assassino etc.. não liga para nossas leis, se não eram todos bonzinhos e não andavam armados. Gente vamos discutir o que é necessário ninguém discuti o aparelhamento das forças armadas para que eles possam fazer a nossas segurança nas fronteiras brasileiras como está escrito na constituição federal desse pais e tirá policia rodoviárias federal das fronteiras porque elas não tem valor algum nas fronteiras pois é por lá que mais entra arma como já foi provada por redes de tv do brasil e colocar elas para patrulhar as nossas rodovias federais que tá uma zona de criminosos. VAMOS PENSAR SÓ UM POUCO E COBRAR DAS NOSSAS AUTORIDADES BRASILEIRAS

    ResponderExcluir