quarta-feira, 13 de abril de 2011

Bolsa Família enfraqueceu MST

Em entrevista recente ao Estadão, o Coordenador Nacional do MST, João Stédile, disse que o número de acampados diminuiu bastante desde que o programa Bolsa Família passou a beneficiar potenciais participantes da luta por terras, que passaram a se acomodar em algumas regiões. No governo Lula chegou a haver um contingente de 200 mil acampados, hoje são 80 mil.


Alguns comemorariam o resultado do programa governamental, por melhorar condições de vida de pessoas muito pobres, suprindo momentaneamente suas necessidades básicas de alimentação, e com isso reduzindo as tensões sociais, fazendo Stedile passar por intolerante com esse comentário.

Há uma outra possibilidade : como o MST sempre foi um movimento rebelde, sem controle estatal nem vinculação a partidos, ficou muito difícil para o governo Lula cooptar suas lideranças para ter o controle social do movimento, a exemplo do que fez com os sindicalistas através de sinecuras fisiológicas. Jogando o Bolsa Família nas bases potenciais do MST, o governo esvaziou em parte o movimento pela reforma agrária de baixo para cima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário