segunda-feira, 28 de março de 2011

Portugal : anexação ao Brasil?

Portugal está muito encalacrado em dívidas. Para dar idéia do tamanho do buraco, vai precisar de 75 bilhões de euros (cerca de R$ 175 bi) para sair do atoleiro financeiro que está preocupando a Comunidade Européia e, principalmente, ao povo português, que está pagando a conta perdendo direitos sociais e valor dos salários. O ex-primeiro-ministro José Sócrates renunciou, porque defendia não pedir ajuda externa. Como a situação chegou a um beco sem saída, aparecem as idéias estapafúrdias dos humoristas de plantão.


O jornal inglês Financial Times sugeriu como saída para Portugal a anexação ao Brasil, que hoje é considerado uma potência econômica, com crescimento médio de anual de 4% do PIB. Como estado brasileiro, Portugal contribuiria com 10% do PIB e 5% da população. Simples assim. Perderiam o status de nação independente, mas ganhariam com o suporte econômico. Num mundo onde uma gangue de países se junta para saquear o petróleo de um terceiro, tudo parece válido. Se é para propor bizarrices, aqui vai a nossa contribuição.

A idéia tem prós e contras. Os prós são o Brasil participar da Comunidade Européia, todo mundo por aqui ganhar cidadania européia, poder migrar para outros países da região sem burocracia, entrar na Europa em vôos domésticos, mais baratos. O péssimo é receber uma imensa torcida vascaína. Em compensação, o Mengão poderia participar do campeonato europeu de futebol, jogando com times à sua altura. Aproveitando o embalo, poderia anexar Macau, na Ásia, e seríamos vizinhos da China. Timor Leste, Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, todos teriam a ganhar com anexações ao Brasil. Não seria novidade para ninguém ser colônia: até Portugal, por séculos, foi colônia do Marrocos. Virar estado brasileiro daria bem mais status.


7 comentários:

  1. EU NÃO ENTENDO NADA DE POLITICA INTERNACIONAL ; MAS SERIA EM MINHA VISÃO UM DISPARATE ANEXAR PORTUGAL AO BRASIL. SERÁ QUE DESDE QUE NOS DESCOBRIRAM NÃO ROUBARAM O SUFICIENTE DESTE PAIS (DIGO BRASIL )? QUE EU SAIBA QUANDO DOM JOÃO VI VOLTOU PARA PORTUGAL LEVOU TUDO O QUE LHE CABIA INCLUSIVE QUEBRANDO O BB. EU SINCERAMENTE NÃO ESTRANHARIA QUE PORTUGAL AGORA PELO QUE SE LÊ DEVENDO ATÉ OS FUNDILHOS QUERER SER ANEXADO AO BRASIL. SERIA REALEMENTE UMA GRANDE PIADA DE PORTUGUÊS. ACHO QUE ISTO É ALGO DE QUEM NÃO TER O QUE FAZER; SINCERAMENTE . QUEM SABE ELES TRAZEREM DE VOLTA O QUE ROUBARAM DAQUI .

    ResponderExcluir
  2. Fernando

    Que história da História é essa de Portugal alguma vez ter sido colónia de Marrocos?

    Pelo contrário, Portugal anexou (temporariamente) ao seu teritório (europeu) uma ou duas cidades do território que é o actual Marrocos. E foi essa estúpida aventura "marroquina" (com o argumento de combater os infiéis) que veio a causar a morte do Rei D.Sebastião (sem descendentes) e a perda da independência durante 60 anos, restaurada em 1640.
    Portugal tornar-se um Estado Brasileiro é mais uma das muitas anedotas sobre portugueses...

    Cumprimentos do (primo?)
    Alberto Branquinho

    ResponderExcluir
  3. Caro (talvez primo) Alberto,

    Na verdade, Portugal foi colônia do império muçulmano, e a porta de entrada para o continente europeu foi o Estreito de Gibraltar, tendo de um lado o Marrocos e do outro a Espanha. Toda a península ibérica foi dominada pelos mouros até a reconquista, no século XV. A anedota foi do Financial Times, mas por aqui deu margem à mais ampla especulação, inclusive às minhas.

    No mais, devemos ser primos de algum grau distante. Meus bisavós da família Branquinho vieram de Portugal por volta de 1900 e se estabeleceram no Rio de Janeiro. Há centenas de Branquinho no Brasil, mas a grande maioria não veio recentemente do continente, mas de Açores, quando houve a grande erupção vulcânica no fim do século XVIII.

    Um abraço,

    Fernando Branquinho
    Brasília, 26/05/11

    ResponderExcluir
  4. Fernando

    Assim, está correcto.
    Ou seja, foram ocupados pelo império "mouro" cerca de 2/3 do território que viria a, MAIS TARDE, ser aquilo que é hoje Portugal, assim como aqueles territórios que viram a ser os reinos de Leão, Aragão, Astúrias, Castela, etc. e que Castela iria anexar um a um (mas não Portugal - só temporariamente naqueles tais 60 anos post-Sebastianistas), dando origem àquilo que hoje é Espanha.
    Portanto, aquilo que os mouros "colonizaram" não era, ainda, Portugal. Foi o rei Afonso Henriques e seus sucessores que, a partir das terras do norte, foram conquistando as terras aos mouros, atigindo aquilo que è agora Porugal, que é país independente dasde 1143. Não me enganei - 1143.

    Um abraço
    Alberto Branquinho

    ResponderExcluir
  5. Caros (talvez primos)Fernando e Alberto;
    Meu avô também saiu de Portugal mais ou menos nessa época, 1900...1905, meu pai nasceu no Brasil em 1928, acho que temos algum grau de parentesco, gostaria de saber mais sobre outros Branquinhos que vivem no Brasil.
    Se puderem me dar informações, fico muito agradecida.
    Um grande abraço.
    Marcia Branquinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcia,

      Creio sermos todos parentes. Meus bisavós também chegaram ao Brasil por volta de 1900, e vieram para o Rio. Antes deles havia outras pessoas com sobrenome Branquinho, cujo registro mais antigo é de 1733, quando José Gomes Branquinho se casou em São João d'el Rey,em Minas. Ele e outros Branquinho espalharam descendentes em Minas, São Paulo, Goiás e Rio de Janeiro.

      Esses Branquinho possivelmente são nossos parentes, mas nossos ancestrais comuns podem estar muito longe na história, já que esses que chegaram no século XVIII eram originários de Açores, não do continente português. É mais possível que tenhamos parentesco mais próximo com o Alberto Branquinho, de Portugal, que com as centenas de Branquinho que têm como ancestrais os que se radicaram em Minas. Há um ótimo trabalho de pesquisa feito por Adolfo Branquinho (asbranquinho@uol.com.br), que montou o site da Família Branquinho com muitas informações do ramo mineiro (http://www.branquinho.org.br/familia)

      Sou bisneto de Vitorino José Branquinho, da região de Trás-Os-Montes, e de Miquelina Soares Branquinho, de Cabeçais, em Aveiro. Tenho poucas informações sobre eles, pois todos os seus filhos e netos já faleceram.

      Meu e-mail é fernando.branquinho@ig.com.br

      Excluir
    2. Caro Fernando, sou de Goiânia, e até onde eu sei sou da parte que veio de Franca - SP, mas gostaria de saber mais. Tinha um site que eu via alguns familiares, mas agora este site não está no ar mais.
      Abraços
      Kárita Branquinho

      Excluir