sexta-feira, 18 de março de 2011

Obama in Rio : cancelado o comício da Cinelândia

Não se sabe o motivo, mas possivelmente alguém em algum lugar pensou no disparate que seria um comício a céu aberto com o titular do imperialismo em plena Cinelândia. Primeiro, pelo simbolismo do evento: o império veio ao Brasil dar o seu recado no palco das lutas democráticas e anti-imperialistas. Tem a dificuldade de prover a segurança contra atentados, e ainda o tumulto que causaria à cidade com a suspensão do metrô, que fica embaixo do local do palco.


Pode ser que a posição dos petistas do Rio de protestar tenha pesado nisso, pois só a mídia está trabalhando o evento como "um gesto de amizade histórica". Mesmo com o PT nacional enquadrando o regional, e proibindo as manifestações contrárias a Obama, qualquer pessoa que tenha um dia pisado no PT sabe que é impossível controlar burocraticamente os poucos militantes que ainda seguem os princípios e programas partidários.

Creio que o problema foi de segurança mesmo. Devem levar o circo para dentro do Teatro Muncipal, com platéia pré-selecionada para evitar estragar a festa do soberano. Enquanto isso, a gente vai vendo a propaganda escancarada da Globo contra o Mercosul e a favor da finada ALCA, enterrada pelo governo Lula, que não aceitou se sujeitar a um modelo de mercado regional sob domínio americano e fortaleceu o bloco sul-americano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário