quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

EUA : Direita considera Obama comunista...

A gente no Brasil acha que direitista é o povo do DEM, da UDR, o Zé Serra e todo o esgoto que ele destampou na sua campanha, etc, porque colocam Lula na conta do "comunismo" junto com Chávez, Ahmadinejad, Evo Morales, Fidel, etc. Só que esse povo todo, na hora de votar o salário mínimo, não tem nenhuma coerência com o que seria o pensamento liberal da direita, e faz demagogia propondo valores maiores para deixar o governo em saia-justa. Nos Estados Unidos, a direita é bem diferente, e faz dos nossos direitistas verdadeiros amadores.


Hoje vi na Fox News, que é de direita ferrenha anti-Obama, o programa do apresentador Glenn Beck. O cenário é cheio de telões e quadros-negros com gráficos e esquemas, e tem ainda um quadro magnético onde estão os símbolos de entidades e retratos de lideranças, algumas com um distintivo com a foice e o martelo ao lado. O apresentador parece ter saído de uma daquelas sessões do congresso americano nos anos 50, no auge da Guerra Fria, onde se caçavam as "bruxas comunistas" a partir do patrulhamento ideológico praticamente sem provas, que redundava em demissões e até em prisões dos "conspiradores". Detalhe: a direita americana faz caça às bruxas até sem existir mais a União Soviética...

O apresentador começou mostrando um recorte do jornal New York Times com uma matéria dizendo que o Tesouro americano seria o responsável pela inflação nos alimentos no mundo. Aí fez o link com as revoltas que estão acontecendo nos países árabes, que têm como uma das razões o aumento dos preços. Depois pegou o depoimento de um líder egípcio agradecendo à central sindical americana AFL-CIO o apoio na rebelião. Imagens de protestos na India se ligam a isso, e vem a Líbia no bolo, e logo está lá, fora do contexto, o discurso de ontem de Obama.

O apresentador é teatral, parece um Datena menos dependente do ponto no ouvido, e tenta construir uma lógica em meio a fatos isolados para provar que Obama foi complacente com Mubarak e com Kadafi, porque faz parte da conspiração junto com os servidores públicos de Ohio e Wisconsin que estão protestando, e no final botar todo mundo no mesmo saco do comunismo. Até o Tesouro faz parte do esquema! O programa é um primor da manipulação, de fazer os nossos direitistas babarem. Pensando bem, a turma demo-tucana poderia ser pior. A Globo, também.

Vendo esse e outros programas da Fox, todos na mesma linha, botando em evidência o Tea Party, Sarah Palin e outros expoentes da direita raivosa, a gente até acha o Obama um cara legal, socialista, um revolucionário marxista. E até tem vontade de apoiá-lo contra essa turma, que se chegar ao poder com o sangue na boca fará o maior estrago no mundo. Eles já teriam distribuído bombas à vontade pelo Oriente Médio, atacado o Irã, acabado com sindicatos, demitido boa parte do serviço público e arrochado salários para baixar os impostos que os ricos deveriam pagar. Espero não chegar o dia que teremos saudades de Obama, Hillary e cia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário