domingo, 28 de novembro de 2010

Rio : fim da Batalha do Alemão






Acabou a marra do Comando Vermelho (CV): o Complexo do Alemão e a Vila do Cruzeiro estão dominados pelo Estado, e centenas de criminosos agora se escondem como ratos, sem território, sem armas, sem drogas e sem moral. Nunca pensaram que iriam ser esculachados pela polícia, pelas forças armadas e até pelos moradores, que, implacáveis, estão dedurando tudo e todos. Mesmo prometendo um banho de sangue, a bandidagem botou o rabo entre as pernas e passou ao "salve-se quem puder".

A equipe de reportagem do Blog do Branquinho, que às vezes perde a noção do perigo, foi à tarde à Penha ver como estava a situação na região em conflito. E viu que a vida estava normal: igrejas com seus fiéis normalmente orando, bares e restaurantes com tevês, muita cerveja e rodas de samba com torcidas vendo seus times no Brasileirão, gente na rua, trânsito normal na Avenida Brasil e principais vias da Penha, Olaria, Bonsucesso. Quando chegamos à avenida Itararé, a chapa foi ficando mais quente, com tropas nas ruas, blindados e muita imprensa, concentrada na entrada da favela do Grotão, em frente ao Bar do Maluco.

Por toda a região as marcas pichadas do "CV" mostravam o domínio do território pela facção. Nem as placas das obras públicas do PAC e da Prefeitura escapavam. Em cada esquina de descida do complexo de favelas havia grupos de soldados, e praticamente não havia policiais da PM, Federal ou Bope, que deviam estar nas atividades de vasculhamento das casas.

Outra coisa que chama a atenção na área do Alemão é uma grande escola estadual com o nome de Tim Lopes, repórter da Globo chacinado na área, e o Teleférico do PAC. Não imaginava que fosse tão extenso o percurso, desde a estação de trem em Bonsucesso, cruzando várias comunidades com estações enormes, sendo a última delas a que foi tomada pela polícia e onde foram hasteadas as bandeiras. Agora, com a tomada do Complexo, as obras poderão terminar sem precisar pedir licença a ninguém.

No final das contas, os criminosos preferiram não encarar as forças legais em desvantagem. Uma boa parte não tem nenhum mandado de prisão, e têm ficha limpa, podendo escapar se ninguém os denunciar. Outros têm condenações, e devem ser presos com o tempo.

Quando as câmeras da mídia internacional saírem da área, levando notícias dando conta da capacidade das autoridades do Rio manterem a ordem, o bicho deve pegar, porque quem não fugiu antes, agora vai ficar ali, como numa prisão a céu aberto, servindo de caça à polícia. Outra parte, que vai ficar desempregada e sem acesso à droga, deverá entrar em pânico e tentar coisas desesperadas, servindo ao "pesque e pague" das autoridades. Fica a questão para as próximas horas: vão acabar os ataques na cidade?

Nenhum comentário:

Postar um comentário