terça-feira, 16 de novembro de 2010

Bancos: mais uma safra de lucros absurdos

Quanto do bolso do brasileiro, contribuinte ou consumidor de banco, entrou na composição dos mais uma vez obscenos lucros do sistema bancário? Desta vez, o destaque foi para o BB, que ampliou seu lucro em 32,7% no terceiro trimestre de 2010. O Bradesco e o Itaú também cresceram vigorosamente. No resto do mundo, banco cresce na faixa de um dígito.

O contribuinte paga porque uma grossa parte dos impostos vai para a remuneração de papéis lançados pelo governo pagando um juro estipulado pelo COPOM, dominado pelos banqueiros, Meirelles à frente, que é o maior do mundo. O bancarizado paga tarifas injustificáveis e juros achacantes. E parece tudo normal.

Meirelles no Banco Central foi um desses arranjos de governabilidade feitos após as eleições de 2002. Tucano, deve ter sido imposto por grupos de interesses do sistema financeiro como lastro de credibilidade no momento da transição, já que o dólar estava a R$ 4,00 e FHC deixou a economia desgraçada. Lula o manteve no segundo mandato, sem nenhum motivo aparente, além do financiamento de banqueiros à sua campanha.

Agora que o Brasil tem credibilidade internacional e está tendo problemas cambiais justamente porque todo mundo quer investir aqui, é hora de botar o tucano prá voar e colocar no Banco Central alguém que conduza o país a taxas de juros comparáveis com as de economias capitalistas mais avançadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário