domingo, 17 de outubro de 2010

Marina lava as mãos no segundo turno. Bom para Serra.

No primeiro turno é correto que cada corrente de pensamento concorra para mostrar sua identidade. O segundo turno é o momento das composições, onde os derrotados da primeira fase negociam programas e/ou cargos para compor com algum dos lados. O voto nulo cabe quando não há nenhuma diferença entre os disputantes. E pode ajudar um lado a ganhar.

É o caso de Marina Silva. O PV hoje resolveu pela neutralidade, e também apoiar Papai Noel, o Saci-Pererê e outras conversas para boi dormir. Vão tirar Marina da jogada, porque ela disse que vai ter posição neutra, e como ela tem caráter, vai cumprir. Ou outro lado, nem pensar, vai acertar cargos com Serra e fazer campanha para ele. Só Marina ficará de fora como virgem num cabaré. Bom para Serra, porque se Marina apoiasse Dilma, incorporaria uma enorme sinergia na sua campanha.

Se Serra vier a ser eleito, Marina responderá por essa postura que não é neutra nem omissa: na prática, é de apoio ao candidato da motosserra, do inimigo do MST, do destruidor do Código Florestal. Marina descobrirá que o seu sucesso no primeiro turno não se converterá em cacife, se for responsabilizada pela ascenção de um governo fascista. Com o PV no governo Serra, não terá alternativa que não a de sair do partido e ir para outra legenda. Tanto trabalho perdido por um erro de estratégia. Murismo é coisa de tucano, não de ecossocialista. Plínio Sampaio vai virar vidente: Marina vai, a passos largos, firmando-se com ecocapitalista.

2 comentários:

  1. Antes só que mal acompanhada, Dilma. Se bem andas longe vais, dona Vestal Marina. Que tentes manter a essência e a puresa, mas querer ser a guardiã é golpe da sua pretensiosidade.

    ResponderExcluir
  2. Branquinho,

    depois da viúva de Chico Mendes (não entendo essa falta de direito das mulheres de alguns mortos. a de refazer suas vidas publicamente), veio agora o Hélio Bicudo declarar apoio ao Serra.

    A movimentação nesse segundo turno está muito estranha. Observe o PMDB.

    Abraço,

    Lucio Faller
    Vitória-ES.

    ResponderExcluir