quinta-feira, 23 de setembro de 2010

"CANSEI II" quer calar Lula

Ontem em São Paulo aconteceu um ato insólito onde foi lançado um Manifesto em Defesa da Democracia, cujo foco era... calar Lula! Submetido a quase oito anos de censura e ostracismo pela grande imprensa, combatido sem tréguas, Lula tem encontrado nos comícios de Dilma e demais candidatos das coligações aliadas o espaço para dizer tudo o que não conseguia falar. Com isso, tem conquistado os eleitores para votar não apenas nos candidatos majoritários, mas também em senadores e deputados aliados, que tomarão os espaços dos partidos nanicos de direita, que têm hoje uma representação inflada porque controlam os meios de comunicação de massas.

A nota do Cansei II (a reedição do movimento de madames da Daslu, empresários e outros bichos da elite que tentou derrubar Lula em meio à crise do caos aéreo) é explícita ao tentar desqualificar Lula como cidadão, que tem suas preferências eleitorais, para calá-lo sem qualquer fundamento, cassando-lhe os direitos democráticos de expressão. Vai aí um trecho desses senhores indignados:

"...É constrangedor que o Presidente da República não entenda que o seu cargo deve ser exercido em sua plenitude nas vinte e quatro horas do dia. Não há "depois do expediente" para um Chefe de Estado. É constrangedor também que ele não tenha a compostura de separar o homem de Estado do homem de partido, pondo-se a aviltar os seus adversários políticos com linguagem inaceitável, incompatível com o decoro do cargo, numa manifestação escancarada de abuso de poder político e de uso da máquina oficial em favor de uma candidatura. Ele não vê no "outro" um adversário que deve ser vencido segundo regras da Democracia , mas um inimigo que tem de ser eliminado..."

Quer dizer que Lula tem que aguentar calado todas as críticas que lhe fazem e ao seu governo? Que não pode se manifestar a favor de candidatos? Pois é, já os caras que tentam calar Lula usam a sua imagem quando é conveniente, e até o elogiam em meio a mais uma campanha sórdida que rola pela internet, fazendo terror contra o PT. Lula tem mais é que mostrar aos eleitores quem é quem, dizer que a imprensa o discrimina, que é elitista e preconceituosa, e exigir deles o respeito à cidadania e liberdade de expressão. A imprensa virou partido, tem um candidato e não assume, passando-se por imparcial. Já o Presidente da República não pode ter candidato...

Como esses senhores explicam, então, a atitude do candidato tucano ao governo do Paraná, Beto Richa, que tem conseguido na justiça impedir a divulgação de qualquer pesquisa eleitoral, tirando dos cidadãos uma informação interessante para a formação de convicções? Isso não é censura? E a demonização do PT, articulada pela TV em apoio à propaganda oficial de Serra? Não é campanha eleitoral, coisa que é vedada pela lei eleitoral a meios de comunicação concedidos? E como disse Lula ontem no comício em Curitiba: pela mídia, controlada por umas 9 ou 10 famílias, os democratas são os senhores da casa grande, e os ditatoriais são os que ocupam a senzala...

O côro da Regina Duarte e do Carlos Vereza (eu tenho medo...) é o dessa turma. Medo de quê? Medo de melhorar, de progredir, de ter um país mais justo e democrático, com mais oportunidades? Sim, eles têm medo disso, porque no povo tem muita gente boa, capaz, que pode fazer muito mais pelo país do que eles. No fundo, a demofobia da elite esconde a sua própria mediocridade, o medo de que outros o superem. Todo preconceito é assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário