quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bancários em greve - 6% resolvem?

Como era previsível, hoje começou a greve nacional unificada dos bancários. Até o momento está focada em grandes aglomerações, devendo se ampliar com o passar dos dias. Foi a primeira vez que todas as assembléias aconteceram em um mesmo dia, fortalecendo o impacto do início do movimento.

Por uma questão de baixa auto-estima e submissão ao governo e aos patrões, as lideranças da grande maioria da categoria pedem despretensiosos 11%, enquanto os banqueiros botaram na mesa de negociações a inflação dos últimos doze meses, uma merreca em torno de 4,5%.

Como banqueiro não gosta de povo mesmo e banco funciona uns dias com apenas um punhado de fura-greves, a paralização deve rolar para depois das eleições, mesmo sendo avaliada em assembléias diárias.

Nas CNTP (condições normais de traição e peleguismo), uns 6% de reajuste mais uns dois grupos de trabalho para negociar (enrolar) algumas questões sociais liquidam a fatura, depois de uns 10 dias de greve. Surpreendente se algo diferente acontecer neste ano.

2 comentários:

  1. Pois é companheiro: é mais do mesmo. Temos é que acabar com a famigerada mesa única e fazer um sindicalismo classista e independente do governo. Devemos ir atrás das nossas perdas (coisa que os contraficantes não querem nem pensar)!Sds Antony (bancário Caixa/RN).

    ResponderExcluir
  2. Os bancários do BRB tiveram uma grande vitória e já sairam da greve, aqui em Brasília.

    ResponderExcluir