quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Datafolha : Dilma a 1% da maioria simples dos votos

A pesquisa do Datafolha publicada hoje mostra Dilma Roussef (PT) com 49% e José Serra (PSDB) estranhamente ainda com 29%. Muito esquisito é que Marina Silva (PV) mantenha eternamente 9% e os demais candidatos não cheguem a 1%, apesar do crescimento da campanha, da projeção nos programas eleitorais, do aumento da rejeição a Serra, etc.

A pesquisa mostra Dilma atropelando Serra no Rio Grande do Sul, onde até agora ele vinha vencendo; passando a frente de Serra na cidade de São Paulo; reduzindo a diferença em Curitiba, única grande cidade onde Serra ainda lidera; crescendo entre as faixas de renda mais altas.

Considerando que o Datafolha insistiu por muito tempo no empate entre Dilma e Serra e teve que correr contra o prejuízo apontando um "salto" de 17% para a petista entre as duas pesquisas anteriores, e agora mostra a candidata de Lula a 1% da maioria simples de 50%, ganhando no primeiro turno sem depender dos demais, os 20% podem ser pouco.

Serra está sendo abandonado pelos apoiadores, que estão no salve-se quem puder, correndo para Dilma e Lula ou simplesmente se tornando "independentes". Está ficando sem recursos financeiros à medida que perde chances de virar o jogo e tem um programa de TV péssimo. Tem a rejeição crescente, tornando seu eleitorado vulnerável à migração para Dilma, Marina e outros candidatos.

É por essas e outras que não acredito que Serra ainda tenha 29% e Marina os 9% de sempre. Até Plínio Arruda tem um espaço eleitoral maior, pois Heloisa Helena, em 2006, chegou a quase 7%. Logo vamos ver outros "saltos" para baixo e para cima, nessa série histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário