quarta-feira, 7 de julho de 2010

HOAX : Vazamento de petróleo dos EUA vai contaminar todo o oceano

Meu e-mail é um verdadeiro pára-raios de besteiras como um texto atribuído a um tal Tom Buyea do Florida News Service. Fala que em 18 meses, se o vazamento de petróleo do poço da British Petroleum no Golfo do México não for contido, todo o oceano será contaminado, as populações dos estados americanos vizinhos terão que ser evacuadas, enfim, um catastrofismo de dimensões bíblicas.

Na busca pela verdade, encontrei no site brasileiro Quatro Cantos (vale a pena clicar aqui), que tem farto material de desmanche de boatos (HOAX), o suficiente para suspeitar que o escândalo em torno do vazamento de óleo há 79 dias está sendo usado pela extrema-direita para atacar Obama. Um dos "cientistas" citados é pastor de uma igreja que defende idéias nazistas e racistas.

Obama parece dar muita moleza, porque o governo americano, liberal, é extremamente fraco. Não tem instrumentos para forçar a BP a tomar uma atitude drástica, como o uso de explosivos ou outras técnicas que sustem o vazamento, com consequente perda do poço e prejuízos grandes à empresa, nem de intervir e colocar uma outra empresa mais competente para fazer o serviço. Está há 79 dias olhando o problema acontecer, impotente. As agências governamentais de petróleo e ambiental minimizam os impactos, a favor da BP. Daí a contaminar a imensa massa de água do planeta com o conteúdo de apenas um poço ou bacia é um extremo exagero, explorado politicamente e replicado na internet ´pessoas de boa-fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário