quinta-feira, 24 de junho de 2010

Um dia sem Globo - 25/06

Recebi de mais de uma fonte e-mails chamando a fazer amanhã um boicote à transmissão do jogo Brasil x Portugal, às 11 da manhã, na Rede Globo. Agora o mote não é mais o movimento "cala a boca Galvão", que conseguiu para o Brasil a maior marca mundial de replicação de mensagens pelo twitter. O motivo foi uma engrossada que o técnico Dunga teria dado para cima da repórter Fátima Bernardes, que bateu à porta da concentração falando numa entrevista exclusiva com os jogadores que teria sido combinada entre o presidente da CBF e a Globo.

Segundo essa versão, Dunga teria se negado a permitir a tal entrevista, dizendo que só permitiria se fosse para todos, e até colocado o cargo à disposição. Em represália, teria sido lido um editorial no Fantástico criticando a atitude de Dunga.

O protesto, portanto, seria contra a arrogância da Globo de querer monopolizar os espaços de mídia do time brasileiro. O texto propõe ainda que se assista o jogo na Band. Até aí, tudo bem, a gente apoia movimentos que tentem quebrar a "verdade única" da Globo, nem que seja de brincadeira, porque a Band também tem dono e esse também difunde a mesma ideologia. O que não dá para apoiar é o perdão antecipado que o movimento propõe ao Dunga por qualquer erro do time dele que leve a um fracasso na copa, em reconhecimento ao seu "heroísmo" de encarar a "Vênus Platinada".

Dunga tem abusado da concentração do time, que não mostrou contrapartida desse sacrifício nas duas partidas disputadas até aqui. Se o time brasileiro perder por causa de táticas erradas ou por falta de uma gestão motivadora, a culpa será de Dunga.

A Globo merece boicotes por muitas razões mais sérias que a chatice do Galvão ou o monopolismo do seu jornalismo. Quem dera a galera que gosta de fazer essas correntes tivesse mais visão do que ela representa, para tentar construir um movimento mais politizado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário