segunda-feira, 5 de abril de 2010

DF : CGU descobre desvios de mais de R$ 100 mi


Andando por Brasília são vistas grandes placas com obras numeradas, que normalmente são "esquecidas" por um bom tempo depois da conclusão. Na rodovia EPIA, em todo o perímetro do novo bairro do Noroeste, uma parceria da especulação imobiliária com a bandalheira do governo do DF, há dezenas de placas falando de um tal "bairro ecológico" onde atualmente há uma enorme buraqueira e desmatamento generalizado. E ainda há as placas de obras intangíveis e infiscalizáveis, como "plantio de 1320 árvores" ou "construção de calçadas". Nas fotos temos uma quadra esportiva reformada, ainda com a placa, mas a pintura do piso já se soltou. Isso é no Plano Piloto, em área nobre, ficando por conta da imaginação inferir o que é feito em áreas periféricas.


Má qualidade das obras, falta de projetos claros e de fiscalização, superfaturamento, sobrepreço, serviços pagos, leis de ocupação territorial aprovadas com propina, beneficiamento de empresas privadas, fraudes em licitações, tudo isso merece uma resposta dura, que é a intervenção.

A Controladoria Geral da União apurou desvios de verbas federais pelo Governo do Distrito Federal nas áreas de educação, saúde e obras. A investigação será aprofundada para apontar os culpados pelo desvio de cerca de R$ 106 milhões. Não se trata dos casos apurados pela Operação Caixa de Pandora, mas de novos escândalos. Isso também pode contribuir para que o STF decida pela intervenção, única possibilidade de apuração da roubalheira e de desmonte das organizações criminosas que dominam o governo distrital.

Pouco antes dessas novas denúncias, vi na TV políticos dizendo que a eleição indireta de 17 de abril poderá precipitar a intervenção, se a Câmara Legislativa eleger um dos seus envolvidos com os esquemas de Arruda e Paulo Octávio. O senador Cristóvão Buarque (PDF-DF) declarou à TV Brasil que se um dos atuais deputados distritais for eleito, ele passa a defender a intervenção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário