sexta-feira, 19 de março de 2010

O inferno astral de José Serra

Hoje o pré-candidato José Serra assumiu perante o Datena que será candidato à presidência. A cara dele na entrevista feita em local aberto com um bando de crianças gritando e o Datena olhando para o lado como se quisesse esganá-las, era de boi que segue pelo brete para o abate. Sua ambição o está levando ao desastre, e chegou ao ponto onde não pode mais retornar, afinal, forçou todas as barras para ser candidato. O problema parece que deixou de ser da competência política para o astral dele. José Serra tem azar, e dá azar. É um tucano de mau agouro.


Quis botar o Aécio como vice, e foi humilhado em Minas. Agora o DEMO volta a infernizá-lo com a ameaça de impor o seu vice, o que trará para sua campanha o fantasma de Brasília e de outras bandalhas da direitona. Passou quase dois meses com o seu estado debaixo d'água. Agora, na greve dos professores, diz que tudo não passa de política e de "trololó", esquecendo-se do arrocho salarial que aplicou à categoria que agora, com toda razão, cobra a fatura pedindo 34% de reajuste. Tem o fantasma de FHC a toda hora abrindo sua enorme boca para confrontar o governo Lula, o que fortalece o movimento espontâneo "tucanos nunca mais", aumentando a rejeição à volta da privatização, do arrocho salarial, da submissão internacional. Isso é só do lado do fogo amigo.

Do outro lado vê Dilma em empate técnico, com tendência de ultrapassá-lo na primeira pesquisa que se fizer abrir nos próximos dias. Vê que a baixaria que transformou as revistas semanais e principais meios de comunicação em imensas e fedorentas cloacas, requentando denúncias, inventando coisas e, pior, galvanizando contra a direita demo-tucana um bando de desiludidos com o PT que agora entram na briga para evitar a sua volta. Abre o jornal e lê que o Brasil, sob Lula, reduziu em 16% o número de favelados, que ele foi ao Oriente Médio e credenciou o país como nação de primeira linha capaz de negociar onde os grandes fracassaram, e muitas coisas mais, que nos fazem pensar que aderiu ao PSMB - Partido Sado-Masoquista Brasileiro.

O desastre não vai parar nele. Vários senadores da direita e tucanos não se reelegerão, idem com deputados, porque estarão fora do palanque de apoio à candidata governista. Uma boa parte do empresariado contrário a Lula em 2002 e 2006 o bajula porque ganhou muito dinheiro nos seus governos e deve a ele a condução firme para fora da crise, com geração recorde de empregos e aumento da renda das famílias, ou seja, vão faltar alguns tradicionais patrocinadores. E se o nível continuar baixando e FHC continuar se expondo, poderemos ter uma vitória situacionista parecida com a obtida pelo PMDB em 1986, sem precisar da fraude do Plano Cruzado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário