terça-feira, 2 de março de 2010

Mídia quer Aécio como o novo JK

Claro que isso não é apenas para fazer caprichos de vaidade do mais novo oligarca mineiro. No esforço de mídia está arranjar um nome que salve a pátria da direita nas eleições de 2010. Serra ruma ao atoleiro e pode ser ultrapassado por Dilma em breve. O DEMO não tem mais nome para oferecer a vice, desmoralizado com a sucessão de escândalos envolvendo seus membros. No desespero, já falam até em fazer de Tasso Jereissati o vice de Serra para alavancar votos no nordeste, o que é risível já que o neocoronel está dependendo do PT não lançar candidato para poder se reeleger ao senado pelo Ceará.


Aécio, para eles, é a carta na manga, o salvador da pátria. Jovem, bon-vivant, bom de mídia, fez um governo feijão-com-arroz que pode um marqueteiro pode transformar na redenção de Minas, segundo maior eleitorado, enfim, é "o cara". Para eles, o momento é agora, porque o alerta da direita já está piscando. Podem aproveitar as coincidências (nem tão coincidentes assim) do calendário e da história recente.

No dia 4 de abril, Tancredo Neves, avô de Aécio, faria 100 anos. Paradoxalmente, a morte de Tancredo, que nunca foi presidente porque não tomou posse, veio a acontecer num 21 de abril, dia de Tiradentes, herói nacional e principalmente mineiro. E dia da inauguração de Brasília, obra de JK, que comemora os seus 50 anos. Nos últimos dias de vida de Tancredo estavam ao seu lado o neto, Aécio, e o porta-voz Antônio Brito. Apareciam a toda hora, e isso ajudou a passar a herança política de Tancredo para Aécio, que hoje é governador de Minas. Até o Antônio Brito, pela exposição de mídia, conseguiu projeção suficiente para eleger-se, em 1995, governador do Rio Grande do Sul pelo PMDB, mesmo sem ter família tradicional na política.

Em 4 de abril de 2010 será inaugurado o Centro Administrativo Presidente Tancredo Neves, que será a sede do futuro governo mineiro, a grande obra de Aécio, também Neves. Aí começa o "link" com JK, que também foi governador de Minas, e começou sua projeção com obras de grande visibilidade quando era prefeito de Belo Horizonte, com projetos do arq. Niemeyer, que posteriormente foi chamado por JK para projetar grandes prédios de Brasília.

O Centro Administrativo, também conhecido por "Neveslândia", custou muito caro (R$ 1,2 bi), assim como Brasília . Fica num lugar afastado, tem projeto de Niemeyer e ganhará visibilidade pela grife. Seu realizador será promovido na mídia como o jovem empreendedor Aécio Neves, o sucessor de JK, um cara espetacular, que tem todos os atributos para ser ... vice-presidente! E logo na chapa de José Serra, o azarado e alagado governador de São Paulo. Tudo a perder.

Apesar de viver no Rio de Janeiro, Aécio não tem entre os seus defeitos ser vascaíno e sofrer como vice do time que vai perder para o time grande. Vice bom é o do Lula, José Alencar, que é mineiro, e toda hora está assumindo o governo pois o titular viaja muito. E ainda pode disputar e ganhar o governo mineiro. É mais ou menos como ser vice do Flamengo, título que dá respeito ao "segundo melhor".


Nenhum comentário:

Postar um comentário