sábado, 20 de fevereiro de 2010

Clássico dos sofredores : Vasco X Botafogo

Vascaíno sacaneando Botafoguense e vice-versa é meio sem graça. Eles vivem unidos o tempo todo, junto com o Fluminense, tentando arranjar motivo para sacanear os flamenguistas, que são mais da metade da torcida carioca. Quando jogam entre si, a maioria da população do Rio nem sabe o resultado.

O jogo de amanhã no Maracanã entre Vasco ("o sofrimento não pode parar") e Botafogo ("ninguém cala esse chororô") definirá o campeão da Taça Guanabara, troféu que o Flamengo nem liga mais porque já ganhou 18 deles em 45 disputas (Vasco tem 11), mas de vez em quando leva mais um. Esse campeão disputará com o vencedor da Taça Rio (próximo turno), numa final em dois jogos, o campeonato estadual, e neste ano o Flamengo disputa o tetracampeonato estadual.

Os últimos anos mostram um certo padrão onde o Flamengo, que é o time de maiores rendas, quase sempre está numa final. Nos últimos 10 anos, o Flamengo foi campeão estadual 6 vezes (Flu duas e Botafogo/Vasco, uma vez), campeão da Taça Guanabara 4 vezes( e 1 vice) e duas vezes da Taça Rio (e 2 vice). Em suma: das 30 finais das 3 taças nos últimos 10 anos, o Flamengo esteve em 15 finais, sendo 12 como campeão e 3 como vice. Parece existir uma regra onde o Flamengo vai para a final do estadual ganhando a Taça Rio ou a Guanabara, e os outros três times de sofredores e de menores torcidas disputam a outra vaga da final. O título que parece valer é o do campeonato estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário