sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Um ano de blog

No primeiro dia de 2009 comecei a escrever no blog com alguns objetivos, que considero cumpridos através dos 480 posts feitos até aqui:

- organizar textos e disponibilizá-los às listas de discussão através de links;
- combater a "verdade única" da mídia globalizada;
- apresentar materiais variados (política, humor, viagens, ecologia, engenharia, etc).

Apesar de permitir comentários moderados, estes foram poucos, não chegando a 50. Seis não foram publicados por conter ofensas a mim ou a terceiros. Não houve debate. Os materiais foram recorrentes em alguns assuntos como:
- fora Sarney;
- combate à direita e suas manipulações midiáticas;
- apoio crítico ao governo Lula;
- fora Arruda;
- viagens realizadas no período;
- defesa da engenharia nacional;
- Flamengo.

Foram 14.255 acessos, onde 8.157 foram de diferentes "IPs", ou indivíduos diferentes, que acessaram pelo menos uma vez. Cerca de 1200 acessos foram para a manutenção do blog (postagens, edições) e os demais foram acessos através de "IPs" repetidos. Bons números para um primeiro ano. Atualmente leva-se 20 dias para atingir 1.000 acessos, e a melhor performance foi em julho, com 12 dias de intervalo. O recorde de acessos num mesmo dia foi de 215. Em dezembro, não houve dia com menos de 30 acessos. Os acessos do exterior foram mínimos, mais frequentes a partir de Portugal e EUA. Uns 30% de acessos foram a partir de pesquisas na internet.

Alguns materiais foram obtidos diretamente na fonte das notícias, como no cerco ao Morro dos Macacos, no Rio, e no lançamento do novo filme de Michael Caine em Londres. A matéria de maior repercussão foi "Vôo 447 : As tragédias da midia", reproduzida no Observatório da Imprensa. Não houve tempo para publicar tudo que gostaria. Só de dicas de viagens tenho material para mais de 100 posts, apenas de 2009.

Neste segundo ano pretendo melhorar algumas coisas, a começar pelo tamanho dos posts. E botar mais ilustrações, links e gráficos. Mais posts, menos recorrência, mais variedade, essas são as metas para 2010.



Um comentário: