sábado, 2 de janeiro de 2010

Planaltina (DF) - Vale do Amanhecer


O povoado do Vale do Amanhecer fica a 45 km de Brasília, na cidade-satélite de Planaltina. Tem cerca de 23.000 habitantes, entre os quais 90% são seguidores da Doutrina do Amanhecer, fundada em 1959 pela médium clarividente Tia Neiva. A doutrina, espiritualista cristã, contém elementos de várias religiões, médiuns indígenas e extra-terrestres.


Os trabalhos espirituais acontecem todos os dias, mas é aos sábados que as atividades são mais intensas. Os seguidores vestem roupas que lembram cavaleiros cruzados ou franciscanos e as mulheres usam trajes que lembram ciganas. Há diversos tipos de vestimentas conforme a função de cada um dos participantes. O vilarejo tem toda infra-estrutura urbana e os seus moradores levam vidas normais, trabalhando nas cidades próximas.














No local há 3 espaços notáveis : o morro onde fica a "elipse", de onde se vê a bela vista de todo o vale; um centro com várias edificações que servem aos trabalhos espirituais, além de lanchonetes e lojas de souvenirs, e uma grande área em torno de um lago, onde há uma pequena pirâmide e espaços demarcados diferenciados por cores.

Há pessoas atenciosas que fazem a recepção dos turistas e curiosos que visitam o local, e têm toda a boa vontade de tentar explicar como funciona cada área de trabalho, mesmo assim é muito difícil o entendimento do que acontece por lá. Assemelha-se às sessões espíritas e da umbanda, com recebimento de entidades, canalização de energias para curas, etc.

É um daqueles lugares que você vai, não entende nada, e depois sai correndo atrás de saber mais sobre aquela cultura. Nesse sentido, encontrei este vídeo do Fantástico sobre o Vale do Amanhecer.

7 comentários:

  1. Salve Deus,
    Gostaria que vc participasse do meu blog templo amancuy de teresina pi

    temploamancuy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, me chamo Janaina, sou do Vale Odenamo do Amanhecer, quero saber se tem site para ver todas as indumentárias de falanges, e as q nao tem falanges. Se tiver por favor, coloque o site em seu blog!

    ResponderExcluir
  3. SALVE DEUS. PARABENS PELOS COMENTARIO GOSTEI MUITO EU TAMBEM SOU DO VALE E MORO EM FRENTE A ESTRELA. SOU UM AJANÃ OU MESTRE LUA DE INCORPORAÇÃO E AMO MUITO ESTA DOUTRINA. ASS; MESTRE VALTER

    ResponderExcluir
  4. gostei, talvez vc pode me ajuda eu nao vejo meu pai a 10 anos e lee era do vale do amanhecer......me ajude por favor.(juliana.sa.7315@facebook.com).

    ResponderExcluir
  5. Banquinho me ajuda acha adelton alves Ferreira mora na cr 70 casa96 e muito urgente problema com filho dele. Caso de vida morte telefone para contato 86667007 Maria aguardo

    ResponderExcluir
  6. Maria, estou morando muito longe do Vale do Amanhecer. Peço a quem puder ajudar que faça o contato conforme solicitado pela Maria. Obrigado

    ResponderExcluir