quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ocupação na Câmara Legislativa do DF - Fora Arruda!

Tinha tudo para ser mais um desses atos políticos diante de um prédio de parlamento sem nenhum deputado dentro, mas cheio de imprensa para dar cobertura. Carro de som, representantes de centrais sindicais, sindicatos, partidos e movimentos, platéia de professores em greve, militantes em geral e muita imprensa.











De repente, estudantes ligados a entidades de juventudes e partidos chegaram com um caixão e subiram a rampa de acesso, onde uma porta de vidro barrava a entrada. No empurra-empurra, a porta quebrou, o detetor de metais foi derrubado pela multidão e a polícia legislativa não conseguiu segurar a massa, que caminhou até o plenário vazio e o ocupou. Com a porta liberada, mais uma multidão entrou. No momento das fotos, havia cerca de 300 pessoas no plenário mais umas 100 nas galerias. Entre fotógrafos, cinegrafistas e repórteres, uns 30. Chegou até a equipe do programa CQC.





Na hora que saí de lá os militantes iniciavam uma assembléia para decidir pela continuidade da ocupação, como forma de pressionar pela queda do governador Arruda, do vice, Paulo Otávio, o PO, dos secretários, parlamentares e demais envolvidos no escândalo do mensalão do DEM. Do lado de fora, os sindicalistas pareciam desconhecer o que ocorria nas galerias, dando continuidade ao ato formal e até repudiando a quebra da porta.
A PM teve atuação discreta, para o estrago político que o ato irá causar, com uns 12 cavalarianos, 5 patrulhas e uma viatura dos bombeiros, onde irônicamente se via na lataria escrito "salvamento", como se houvesse salvação para Arruda e sua turma. Há quem diga que, se a polícia sair batendo, e eventualmente Arruda e PO caírem, assume o presidente da Câmara Legislativa, o deputado Cabo Patrício, que é do PT, e pode haver retaliações.

Outros caixões chegaram ao local. O do Sindicato dos Bancários tinha um ator representando Arruda. Foram distribuidas miniaturas de cédulas para as pessoas botarem em meias, cuecas e bolsos. Há muito tempo não via um agrupamento com a participação de todas as representações de esquerda e de partidos oposicionistas ao governo do DEM, PSDB, PPS e PDT.

Um comentário:

  1. Vigília por um novo amanhecer no DF

    Deflagrada uma onda de mobilizações contra os escandalos de corrupção no DF, um grupo de cidadãos indignados resolveu
    dar um basta: ocupou a Câmara Legislativa exigindo o impeachment de Arruda e Paulo Otávio. Acreditamos na não-violência
    e somos cidadãos comuns assim como você.Exigimos a saida e punição exemplar de todos os envolvidos nesse esquema vergonhoso
    de corrupção...


    Junte-se a nós na VIGÍLIA que ocorrerá HOJE...

    Quinta-feira, 03 de dezembro

    às 18 horas

    em frente à Câmara Legislativa do DF.

    Traga sua vela, sua família e sua fé numa outra política.


    Movimento Fora Arruda e toda máfia

    seguimos lutando

    www.foraarruda.com

    ResponderExcluir