terça-feira, 8 de dezembro de 2009

CNT / Sensus : Serra cresce e poderia ganhar em 1° turno

Serra subiu de 35% para 38% desde a última pesquisa da série histórica da CNT/Sensus. Dilma subiu 2% e chegou a 17%, passando Ciro Gomes, que caiu de 17% para 13%, junto com Marina Silva, que foi de 8% para 6%. Serra tem a menor rejeição, e é o mais conhecido. Dilma tem a maior rejeição, e é das mais desconhecidas.

Ontem vi na Globonews um painel com "analistas políticos" dando chutes para todo lado. Acho válido o exercício de especulação em cima de dados estatísticos, mesmo tendo gente correlacionando vovós com bicicletas. Aparecem variáveis de todo tipo, permitindo montar modelagens e inferências mais abrangentes.

Na minha humilde opinião, Ciro Gomes (ou melhor, Tasso Jereissati, que é o "senhor dos bonecos") não será candidato. É normal a rejeição aos candidatos menos conhecidos, e Serra tem a vantagem de governar um estado com cerca de 25% do eleitorado nacional, que vê sua cara todo dia na TV. Será o candidato do PSDB, e o vice dificilmente será do DEMo, porque o lamaçal de Brasília vai respingar em todo o país. Aécio não tem essa bola toda, contando com a vantagem de ser mais novo, e a desvantagem de ser uma pífia sombra política do avô Tancredo, que também não era lá essas coisas além de uma raposa da política muito inteligente.

Tende a polarizar mesmo entre PT e PSDB. Numa outra pesquisa, vi que 53% das pessoas tendem a votar numa candidatura apoiada por Lula, e apenas 18% na que tiver o apoio de FHC. Vai caber aos marqueteiros o trabalho de associar ou não cada candidatura ao seu "padrinho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário