sábado, 14 de novembro de 2009

Paris : Argelinos comemoram derrota

Depois de um longo passeio a pé pela cidade, vimos um enorme contingente policial ao nos aproximarmos da avenida Champs Elysées, e ao chegar a ela, carros passavam mostrando a bandeira da Argélia, ex-colonia francesa, buzinando e soltando fogos. Por toda a avenida havia um contingente de policiais com roupas que lembravam o Robocop, e uma porção de jovens argelinos gritando, pulando e dançando em euforia. Perguntei a um deles, que me respondeu que haveria um terceiro jogo contra o Egito.

Quem via aquilo achava que a Argélia tinha metido uma goleada no Egito, mas depois fui ver que perdeu de 2 x 0, e que vai ter um terceiro jogo em campo neutro, já que terminaram empatados disputando a última vaga do grupo C da copa de 2010. Se terminasse 1x0, a Argélia se classificava. Imagino se esse povo não tivesse restrições religiosas à bebida como seria a comemoração, que tinha ares de provocação, com as pessoas fazendo questão de passar a bandeira da Argélia perto da Gendarmerie, e soltar fogos na direção deles, que se seguraram muito para não reagir.

Comparando com as coisas do Brasil, pensei: "a chapa vai esquentar", o que traduzido para o francês fica "la plaque va rester chaude". Tinha muita pólvora no ar e muita fagulha, mas incrivelmente nada aconteceu, mesmo quando passou um carro com bandeiras do Egito, que foi vaiado mas nada sofreu. Turistas e locais ficaram boquiabertos com a comemoração, muitos filmando sem ter a real noção do perigo que eu tinha ao me lembrar dos "costumes" da nossa polícia e do processo de independência da Argélia do domínio francês. Só um torcedor foi em cana, e não houve confrontos mais sérios, até a hora que saí de lá. Aí vai o video feito perto do Arco do Triunfo, cujo trânsito virou zona completamente.

PS: a França venceu a Irlanda por 1 x 0 na repescagem para a copa de 2010, e ninguém comemorou. No Brasil, o Vasco comemora o "título inédito" de campeão da segunda divisão, honraria que ninguém gostaria de ter. Sofredor tem cada coisa...

Nenhum comentário:

Postar um comentário