sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Época de viajar ao exterior

Em 1995 viajei à Europa com o Real valendo 1 dólar. Agora, a moeda americana tem valor nominal 75% superior ao da época, mas a inflação dos 15 anos de Real foi de 244,86%, o que mostra que hoje temos condições de viajar ao exterior com mais poder aquisitivo que na implantação da atual moeda.

Isso vale muito para viagem aos Estados Unidos, cuja moeda está bastante desvalorizada. Já para a Europa, mesmo com a crise o que se vê é que o Euro nivelou os preços nos países que o adotam, elevando alguns deles em lugares que antes tinham preços menores em relação à França e à Alemanha. Na Inglaterra, que manteve a Libra Esterlina como moeda, o custo para o brasileiro é mais alto que nos demais países europeus.

Nesta baixa estação algumas promoções melhoraram as condições para viajar. A TAM vendeu passagens de ida e volta na base de R$ 1.300 para Londres e Paris, com mais 10 mil milhas, oportunidade que aproveitei. A partir deste sábado, dia 7/11, mandarei posts para o Blog das impressões e dicas dos lugares por onde passar. Parece que lá tem muita facilidade de acesso à internet por redes sem fio.

Por problemas diversos, tive hoje e terei amanhã para planejar a viagem. Muito boas as ferramentas do Google Earth, que dão a localização dos hotéis, restaurantes, atrações turísticas eas distâncias e os roteiros para andar de carro. Muito úteis também os sites booking.com, o da Ryanair e da Easyjet, onde se podem reservar hotéis com descontos e passagens aéreas muito baratas comparadas às das grandes operadoras. Montei um roteiro para os 18 dias de viagem com custos e tudo, além de horários de funcionamento de atrações e preços com relativa facilidade.

Um comentário: