sábado, 21 de novembro de 2009

Ahmadinejad no Brasil : esforço brasileiro de paz

Ontem a TV francesa mostrou matéria onde apareciam Lula e o presidente da autoridade palestina, Abbas, num encontro em Salvador onde o presidente brasileiro se pronunciou sobre o fim dos abusos israelenses com a construção de novas colônias em terras tomadas dos palestinos. Um jornal daqui também colocou uma charge interessante, com os pés de Obama e do secretário geral da ONU esmagados pelo trator do primeiro-ministro israelense Netanyahu, que não ouve ninguém e continua as atrocidades contra os bens e direitos dos palestinos sem nenhum freio.


Agora vi que neste sábado, no Rio, alguém pagou a um avião de propaganda para passar nas praias com a faixa dizendo " Ahmadinejad, respeite os direitos humanos e não volte mais aqui", alusiva à visita que o presidente iraniano fará ao Brasil nos próximos dias. Se a moda pega, o país não vai mais receber muitos líderes estrangeiros, a começar pelos americanos, que mantém na base de Guantânamo presos políticos estrangeiros sem julgamento, acusação, nada. Do Oriente Médio, não receberia nenhum, das tiranias do petróleo ao governo de Israel, pois todos têm muitos problemas descritos pela Anistia Internacional e até condenações pela Onu.

A visita de Ahmadinejad ao Brasil e a investida de Lula na Palestina fazem parte do esforço da diplomacia brasileira para buscar soluções para as tensões no Oriente Médio, iniciativa onde já falharam todas as potências e organismos multilaterais. Não isolar o Irã neste momento e fazê-lo dialogar sobre limites às pretensões nucleares é importante, e a iniciativa brasileira tem até o apoio americano. Isso não interessa ao governo de direita de Israel, que quer manter o tensionamento na região a partir da sua hegemonia nuclear e atacar o Irã sem olhar para as consequências para o resto do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário