sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Obama ganha Nobel da Paz de graça

Pela primeira vez o Prêmio Nobel da Paz é concedido a alguém que tem promessas e nenhuma realização no sentido de promover a harmonia mundial. Até o momento, a vergonhosa prisão americana de Guantânamo continua afrontando os direitos humanos, com presos sem julgamento nem acusação nem processo. Obama prometeu fechar, mas não conseguiu em 9 meses de governo.

O governo americano continua fazendo a América Latina de quintal, implantando bases militares na Colômbia, fazendo muito pouco para resolver a situação de Honduras e o boicote a Cuba. Não recuou do projeto da frota naval para a América do Sul. Mantém as políticas de confronto com o Irã e a Coréia do Norte, e não retirou tropas nem do Afeganistão nem do Iraque, continuando a política de Bush na quase totalidade. Suspendeu o escudo anti-mísseis que faria na Europa, contrariando a Rússia e criando tensões, até por falta de dinheiro.

Obama manteve o orçamento bélico americano, muito superior ao necessário para implantar o plano de saúde pública que prometeu aos americanos. Mantém o mesmo apoio irrestrito às atrocidades de Israel contra os seus vizinhos. Que paz, Obama? Até Lula fez mais que ele, ao usar os espaços de projeção internacional para o discurso contra a fome e as desigualdades sociais que causam as guerras no mundo. Já que Obama recebeu o crédito, que faça por merecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário