segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Flamengo : Libertadores é pouco

A vitória sobre o Palmeiras, atual líder da Série A do Campeonato Brasileiro, numa escalada invicta de 9 jogos, faz o Flamengo sonhar com o título. O Palmeiras, jogando um futebol medíocre, parece ter gastado todo o combustível, pode ter chegado ao topo da subida, permitindo a ultrapassagem por outros concorrentes em ascenso, como o Atlético Mineiro e o Flamengo. Ainda faltam 8 rodadas, com 24 pontos em jogo, e o título não está definido.

Vai ser uma pedreira para o Flamengo, que jogará 4 dos 8 jogos restantes fora do Rio, contra Barueri, Atlético Mineiro, Corinthians e Náutico. Em casa pegará o Santos, o Grêmio, o Goiás e o Botafogo. Se entrar no G-4 antes do dia 28 de outubro, dia de São Judas Tadeu, santo das causas impossíveis e padroeiro do Flamengo, o bicho vai pegar. Esse dia sempre foi tão importante para a definição das campanhas do Mengão que virou Dia do Flamengo no calendário da cidade do Rio de Janeiro. A igreja do Cosme Velho recebe romarias rubro-negras de todos os credos e, dependendo do desespero, até de ateus e gnósticos.

Depois de isolado pela direção do clube por ter vencido ação trabalhista, indenização e ser integrado por acordo, Petkovich foi ocupando espaços e hoje divide com Adriano a liderança na boa fase do time. Além disso, a contratação de reforços como o zagueiro Álvaro fechou a defesa, que levou 3 gols nos últimos 9 jogos, fez do Flamengo um time coeso, eficiente no apoio ao ataque. É o melhor time brasileiro da atualidade, e deve chegar ao dia 28 de outubro com mais os 3 pontos que usualmente o Botafogo fornece. É nessas horas que a nação rubronegra sente falta do Vasco, que cumpre pena na segundona, habitual fornecedor de 6 pontos fáceis ao Mengão.

Do outro lado da tabela, apesar dos cálculos de probabilidades feitos por diversos especialistas com base em previsões para os futuros confrontos e a "certeza" que 45 pontos livram alguém da segunda divisão, o que se vê é que o baixo nível dos lanternas pode fazer alguém ir para a segundona, neste ano, com menos pontos que isso. O Botafogo, que momentaneamente emergiu do G (-) 4, tem 32 pontos, apenas 6 acima do lanterna absoluto Fluminense, que tem melhorado de desempenho nos últimos jogos, e pode, a exemplo dos seis pontos que separam o Flamengo da liderança no campeonato, escapar do rebaixamento que hoje é certo.

No andar de baixo, o Vasco está a uma derrota de ser vice-campeão da segundona. O Guarani vem com tudo, marcando colado, e bastará uma bobeira do time carioca para assumir a liderança. Terminada a Copa Sub-20, o Vasco recebeu de volta seus jogadores Alex Teixeira e Souza, que perderam os pênaltis na final contra Gana e deram ao time brasileiro o vice-campeonato. Graças aos vascaínos, o Brasil agora é Sub-Vice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário