segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Brasília : festa da Independência para francês ver









O dia de sol, a elevação da umidade, a falta de opção, o espírito patriótico avivado com a vitória da seleção sobre a Argentina e a divulgação pelo governo fizeram a festa da Independência hoje em Brasília um sucesso de público. A tradicional festa da Esplanada dos Ministérios teve como convidado o presidente francês Nicolas Sarkozy, que trouxe para a festa uma banda e um batalhão de guarda, além de aviões da esquadrilha da fumaça. Foi muito pouco, face aos negócios bilionários que estão sendo fechados na área de defesa. Os prédios estavam enfeitados com grandes cartazes alusivos a temas ressaltando a soberania e avanços sociais.















Nunca na história do desfile houve tanta arquibancada, e o rigoroso controle de capacidade impediu que boa parte dos presentes chegasse à beira da avenida para ver o desfile. A multidão fez o que pode subindo em árvores, caminhões ou disputando espaços nas brechas entre as arquibancadas. Também tomaram cuidado com a possibilidade de eventuais manifestações políticas, deixando grandes áreas próximas ao palanque oficial fechada por alambrados. Para atenuar o clima militarista da comemoração, também desfilaram estudantes e atletas.

Enquanto os aviões brasileiros e franceses faziam evoluções com fumaça, um grupo de cerca de 100 manifestantes, quase todos estudantes, articulados pela internet, caminhou pelos bastidores da parada batendo o tambor e gritando palavras de ordem pedindo a saída de Sarney, ganhando algumas poucas adesões. A ação foi muito fotografada e filmada pela imprensa presente, mas pouca coisa apareceu na mídia. Chegaram a derrubar o alambrado que separava uma área próxima ao palanque de Lula, mas esbarraram numa segunda linha de cercas onde estavam policiais e seguranças da presidência. Houve alguns empurrões.






Atrás deles veio um grupo de uns 20 manifestantes do movimento Crítica Radical, do Ceará, com faixa pedindo a libertação do italiano Cesare Batisti, assunto que será apreciado amanhã no STF. Alguns manifestantes do Fora Sarney chegaram a provocar os da Crítica Radical, acusando Batisti de terrorista. Também vimos manifestações de aposentados, com faixas e cartazes, e até um solitário boneco representando um índio, pedindo mais poder (vide foto).




Não compareceram os presidentes da Câmara, nem do Senado, e também não havia ninguém dos movimentos sociais da base de apoio ao governo (CUT, sindicatos, UNE, MST, PT, PC do B), nem do PSOL ou PSTU se manifestando. Em outros lugares do país, como em Belém, a festa da Independência já conta com a participação de manifestações populares, forçando à reflexão sobre os problemas nacionais que comprometem a independência nacional. Em Brasília, mesmo com pequenas manifestações, a festa foi um espetáculo para francês ver.

Nenhum comentário:

Postar um comentário