quarta-feira, 19 de agosto de 2009

PT : autoritarismo destroi o partido

Dois fatos importantes hoje: os três senadores petistas livraram a cara de Sarney e Artur Virgílio na Comissão de Ética do senado por ordem do centralismo burocrático da direção do partido, e a saída de Marina Silva, depois de 30 anos de militância fiel, corajosa e honesta.

Mercadante tentou justificar a votação que livrou os picaretas da condenação por decoro por ser fiel à defesa do governo e por atender a resolução da direção do partido. Colocou a liderança do partido no senado à disposição, depois do vergonhoso episódio. Berzoini, presidente do PT, declarou que, apesar de entender que o mandato pertence ao partido, que não lutariam para tomar a vaga de Marina. O senador Arns se declarou envergonhado com o rompimento do PT com a ética do seu programa, e também deve sair.

As empresas Globo preferem associar a saída de Marina às disputas com Dilma Roussef por causa de licenciamentos ambientais para obras do PAC. Essa é a versão que entendem dar mais prejuízos a Lula, mesmo que não seja o todo da verdade.

Marina soltou nota justificando sua saída a partir da falta de espaço no PT para a defesa de políticas ambientais sustentáveis. Por outro lado, Marina elogiou o empenho do deputado Sarney Filho, do PV maranhense, pelo seu compromisso com as politicas ambientais desde que era ministro do meio-ambiente. Pode estar saindo da frigideira para cair no fogo, caso o PV continue alinhado com o PSDB e o DEM, partidos que representam interesses de latifundiários e do agronegócio em expansão em áreas de proteção ambiental, como a Amazônia e o Cerrado.

De cisão em cisão, o PT se empobrece e fica cada vez mais parecido com o PMDB. Os fins, cada vez mais, justificam os meios, na manutenção do poder. O trator de Lula fez do PT um saco de pancadas, com a imposição da candidatura Dilma e um discurso à direita. Marina não buscou o PSOL como os seguidores de Heloisa Helena, expulsos do partido por se negarem a votar na reforma da previdência que prejudicou os trabalhadores. Ela deve ir para o PV que, por sua vez, é em vários estados legenda de aluguel do PSDB e noutros é aliado explícito da oposição de direita. Se Marina fosse para o PSOL, o estrago seria bem maior, já que os dissidentes internos do PT tenderiam a ir para essa legenda mais que para o PV.

No fundo de tudo isso, está a degeneração da democracia interna, desde que se contemporizou na manutenção da bandidagem do mensalão ao mesmo tempo que se expulsava gente sinceramente comprometida com os trabalhadores. A crise não pára por aí, mas o estalinismo de José Dirceu e seus seguidores não se preocupa com o pensamento das bases, já que substituiram a militância ideológica pelos cabos eleitorais da política tradicional. Pela porta aberta por Marina pode sair o que restou de essência ao PT.

Um comentário:

  1. Acho que o fato de estar aposentado e andar pelas praias, deve afetar seu julgamento sobre o quanto é importante lutar pelo poder neste país, acho que meia palavra basta.

    ResponderExcluir