segunda-feira, 8 de junho de 2009

Rio : paisagem da Vista Chinesa

No "post" anterior deixei as fotos falarem de Ipanema, também porque a rede de internet estava muito ruim e fiz logo o "upload" para não perder a oportunidade. Aí não deu para mostrar que, ao sair de Ipanema para o Grajaú, encalhei num engarrafamento "normal" da Lagoa Rodrigo de Freitas, daqueles que já têm ambulantes vendendo refrigerantes e biscoitos a 2km da boca do Túnel Rebouças, na altura do Corte do Cantagalo. Isso às 4 da tarde, nem era hora do "rush". Fiz a volta no sentido do Jardim Botânico e outro engarrafamento. Uma coisa é certa: por mais prazeiroso que seja ficar um tempo parado olhando as paisagens em torno da Lagoa, não gosto de engarrafamentos e caí fora.


Peguei uns atalhos e subi pelo Horto Florestal, ao lado do Jardim Botânico, uma das muitas estradas sinuosas que cortam a Floresta da Tijuca. No caso, a que passa pela Vista Chinesa, lugar que sempre foi tão perigoso que quando a gente fala que passou por lá todo mundo te acha maluco. Como o meu carro é bem antigo e não tem cotação de preço nem em revistas especializadas nem no mercado paralelo do crime, encarei os 4km até a Vista Chinesa, e por lá haviam uma patrulha da polícia e turistas. Parei e ganhei as visões dessas fotos, de um entardecer deslumbrante. É um dos melhores mirantes da cidade.
Numa das fotos temos à esquerda o Corcovado, com a estátua do Cristo Redentor, eleito uma das Maravilhas do Mundo moderno, ao fundo a Baía de Guanabara, que tem o Pão de Açúcar como uma das laterais da sua entrada, e, mais à direita, a praia de Ipanema. Abaixo, a Lagoa Rodrigo de Freitas. Noutra foto está o portal chinês que dá nome ao lugar. Vale a pena conhecer, bem como os demais lugares que estão marcados com hiperlink no texto. Mais acima na estrada vi outras patrulhas da polícia, dando a aparência de que há segurança na região.






Nenhum comentário:

Postar um comentário