sexta-feira, 29 de maio de 2009

A tragédia da barragem do Piauí

Construída há 10 anos no governo do atual senador Mão Santa, a barragem do Algodão vinha preocupando a população e as autoridades desde que as fortes chuvas elevaram o nível à iminência do sangramento. Naquele momento, em 5 de maio, segundo informações da Emgerpi (Empresa Gestora de Recursos do Piauí), começou a preocupação com o surgimento de indícios de problemas que poderiam desestabilizar o maciço próximo ao sangradouro.

Obras emergenciais foram iniciadas pelo governo estadual, com o apoio do Exército, para estabilizar a lateral da barragem. A continuidade da elevação do nível do reservatório levou o engenheiro responsável pela represa a ordenar a evacuação das 2500 famílias da área, o que foi feito por volta do dia 14 de maio. As chuvas continuaram e ontem a ombreira lateral do sangradouro se deslocou no dia 27/5, e a defesa civil e os bombeiros reforçaram a evacuação. A operação de retirada das pessoas durou 15 dias, sendo os assistentes sociais homenageados pelo seu trabalho junto à população na véspera do colapso da barragem, que fez gerou uma onda que se propagou pela calha do rio, destruindo propriedades, matando pessoas e obstruindo a BR-343, isolando o litoral do resto do estado.

Quem não tem estas informações e viu a matéria no Jornal Nacional, ficou revoltado com a informação do repórter baseada em relatos de pessoas que estavam na área de risco dizendo que o engenheiro responsável disse que a barragem não romperia, e que poderiam voltar às suas casas, o que seria paradoxal diante de todo um ambiente de insegurança da estrutura que mereceria a manutenção do estado de alerta até a conclusão dos reforços.

Hoje o William Bonner deve fazer o Jornal Nacional direto do local, ressaltando a gravidade do caso, dadas as 4 mortes até agora, e os 9 desaparecidos. Se a idéia for de angariar solidariedade aos que perderam tudo, será válido o esforço. No entanto, suspeito que tamanho esforço de reportagem tenha sentidos políticos, já que o governo estadual é de Wellington Dias, do PT. Segundo informação de um repórter local, o governador de Minas, Aécio Neves, já teria mandado um helicóptero se deslocar para ajudar. O governador do Ceará, Cid Gomes, também mandou um. Considerando a imundície política do Piauí, isso vai render muita baixaria em cima da manipulação dos infelizes atingidos pelo desastre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário