terça-feira, 14 de abril de 2009

São Paulo, cidade inviável?

Alguém vê ou ouve alguma notícia de conteúdo positivo sobre a cidade de São Paulo, exceto em propagandas? A de hoje foi que a Sabesp precisou fazer uma manutenção e deixou 1 milhão de pessoas sem água. Essa foi a excepcional, como a queda de avião em área densamente povoada, incêndios de fábricas em áreas residenciais, desabamento de metrô, porque de engarrafamentos de 150 km, alagamentos, violência, as notícias parecem só mudar de local dentro da cidade, porque todo dia tem.

Morei muito tempo fora do Rio, e costumava ver os noticiários falarem da violência. Se eu não conhecesse, acharia que estava em curso uma guerra civil, e jamais iria querer conhecer a cidade. Assim como daqui do sul a gente só vê a TV mostrando desgraças no Nordeste nos noticiários, da seca aos políticos. Mas político ruim é uma endemia nacional, a diferença é que de São Paulo a mídia não fala porque são o Cassab (DEM0) e o Serra, responsáveis imediatos pela gestão da cidade e do seu entorno.

São Paulo e seu entorno atraíram gente de toda parte em busca de empregos e oportunidades. A falta de políticas urbanas, a demagogia de políticos e a falta de investimentos criaram problemas praticamente insanáveis, a não ser com grandes e custosas intervenções urbanas. Não seria o momento de alguém pensar em mudar a capital para uma região mais para o interior, e incentivar novos pólos industriais para migrar a atividade econômica para regiões menos densamente povoadas?

Para isso, seria necessária uma forte ação governamental, em todas as esferas, coisa que soa mal a políticos que não convivem bem com a idéia de planejamento, esperando que o mercado faça tudo. No caso, não fará, e São Paulo ficará à mercê de São Pedro, o da chuva, e de São Judas Tadeu, o das causas impossíveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário