sexta-feira, 24 de abril de 2009

Podres poderes : faz falta o PT das antigas

Difícil encontrar tempo e disposição para escrever blog estando no Rio de Janeiro a passeio, com família, amigos, dias bonitos e dezenas de eventos interessantes. O ex-prefeito César Maia optou por escrever no seu blog uma prioridade, esqueceu a cidade e não fez sucessor. Além disso, quando se alinham os fatores de concentração para escrever, a NET tem que colaborar, porque onde estou o serviço é intermitente, talvez por força da rede paralela, dominada pela milícia, a "gatonet" ou "intercat".

Escrever sobre cada ato de bandalheira política é chover no molhado. Isso todo mundo faz, e até tem um prazer sado-masoquista em esculachar os que prejudicam a todos com suas ganâncias e roubando o nosso dinheiro, mas não adianta nada, porque sempre tem um "baixo clero", no caso do Congresso, ou a turma do "deixa-disso" no judiciário para deixarem tudo como está.

Se isso acontecesse há 20 anos, quando o PT era oposição e bastante criterioso na aquisição dos seus filiados e fiel aos seus princípios, nada disso ficaria barato. O movimento social sairia às ruas exigindo a moralização e muito mais, atestando a podridão das instituições do estado burguês que servem ao domínio de uma classe sobre outra. Ao assimilar os valores dominantes, na busca por espaços políticos, o PT deixou de ser um contraponto, e não deixou sucessores capazes para fazerem esse combate.

Mesmo com o tsunami de podridão atingindo em cheio os "probos" da oposição de direita, como ACM Neto, Tasso Jereissati, Heráclito Fortes respingando pouco nos seus parlamentares e no governo Lula,o PT parece concordar com a grande operação de abafa, perdendo a oportunidade histórica de abrir a discussão alternativas ao poder corruptivo e corrupto que deveria ter sido banido com a chegada de Lula ao poder, se o partido tivesse se mantido fiel às suas origens e à sua base social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário