sábado, 7 de março de 2009

Dia Internacional da Mulher : da luta à demagogia

Cada vez mais se esconde a verdadeira razão pela qual o dia 08/03 é comemorado a cada ano. No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque (EUA), fizeram uma grande greve, com ocupação da fábrica, para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como: redução na carga diária de trabalho para dez horas (trabalhavam 16h por dia), equiparação de salários com os homens (recebiam bem menos para executar o mesmo trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida violentamente, vindo a morrer 130 mulheres que estavam trancafiadas na fabrica, que foi incendiada.

A data, comemorada desde 1910 e oficializada em 1975 pela ONU, deveria ser o momento de reflexão e de luta, com conferências, debates e reuniões cujo objetivo seria discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional.

Pasteurizaram o Dia Internacional da Mulher, para reduzir-lhe a importância e o caráter classista. Grandes empresas promovem eventos, distribuem brindes, mas não reconhecem competências. Uma rápida olhada nos sites de empresas mostrará que suas diretorias e cargos executivos são um verdadeiro "Clube do Bolinha", apesar das mulheres serem, em boa parte delas, mais da metade do contingente funcional. Já são mais da metade da população no Brasil, mas não têm espaços de poder político proporcional

Políticas de gênero, assim como de responsabilidade socio-ambiental, hoje enfeitam os demonstrativos de resultados anuais das empresas, mas não se vê um real compromisso com elas. Viraram um modismo de marketing, e não se traduzem em real divisão de poder ou mudança de postura em relação à cultura machista e predatória do capital. Aí, o que se vê são iniciativas demagógicas, bizarras, alienantes, do culto à Mulher Barbie, onde se enaltecem vaidades e facetas consumistas.

http://blogdobranquinho.blogspot.com/

Um comentário:

  1. Já há um aumento no movimento das lojas e dos restaurantes nessa data. Ou seja, já virou uma data comercial, como dia das mães ou o Natal.

    O sentido de luta do 08 de Março está sendo esvaziado totalmente. Escreverei sobre isso no meu blog e citarei esse texto que você postou no seu. Estou inteiramente de acordo.

    ResponderExcluir