segunda-feira, 9 de março de 2009

Da máquina de lavar à burka é um passo

O L'Osservatore Romano, jornal oficial do Vaticano, publicou no Dia Internacional da Mulher o artigo 'A máquina de lavar e a liberação das mulheres: ponha detergente e relaxe' , e lançou a polêmica mundial com a questão: "Quem fez mais pela libertação da mulher: a pílula, direito ao aborto, trabalhar fora de casa ou a máquina de lavar?"

O artigo errado, na hora errada, chocou boa parte do mundo ocidental, que comemora os avanços das lutas das mulheres e reclama por mais igualdade de direitos para elas. Da gozação à crítica radical, os sites da internet estão publicando opiniões cuja quase unanimidade aponta para o anacronismo do pensamento da Igreja, que não permite o sacerdócio feminino, mantém o celibato, e faz das mulheres verdadeiras matrizes humanas, no sentido da reprodução, ao dedicar-lhes apenas o papel de mães de grandes proles e servidoras submissas do lar.

Tudo isso faz sentido com a campanha contra a pílula, a camisinha, o aborto, o divórcio e o trabalho da mulher. E com as fogueiras para as "bruxas" medievais por ordem da Inquisição.
E dá-lhe excomunhão, perdão a bispo simpatizante nazista, vista grossa a pedófilos, e máquina de lavar para as mulheres. Dai para a burka dos talibãs não há muita diferença, só mais roupa preta. A visão sobre o papel da mulher é a mesma.

------------------------------------------------------------------------------------------
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1034670-5602,00.html
09/03/09 - 10h55 - Atualizado em 09/03/09 - 10h56

Jornal do Vaticano discute sobre 'liberação da mulher ocidental'
'O que no século XX fez mais para liberar as mulheres?', diz artigo.Pílula, direito ao aborto, trabalhar fora de casa ou a máquina de lavar?

Do G1, com informações da Reuters

O jornal do Vaticano publicou que a máquina de lavar talvez tenha feito mais pela liberação da mulher no século XX do que a pílula anticoncepcional ou o acesso ao mercado de trabalho.

A conclusão consta em um longo artigo publicado na edição deste domingo do jornal do Vaticano, o “L'Osservatore Romano”, por ocasião do Dia Internacional da Mulher. O título do artigo é: "A máquina de lavar e a liberação das mulheres - ponha detergente, feche a tampa e relaxe".

"O que no século XX fez mais para liberar as mulheres ocidentais?", questiona o artigo, escrito por uma mulher. "O debate é acalorado. Alguns dizem que a pílula, alguns dizem que o direito ao aborto, e alguns (dizem que) o direito a trabalhar fora de casa. Alguns, porém, ousam ir além: a máquina de lavar."
O texto então conta a história da máquina de lavar, desde um modelo rudimentar de 1767 na Alemanha, até os modernos equipamentos com os quais a mulher pode tomar um capuccino com as amigas enquanto a roupa é batida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário