terça-feira, 17 de março de 2009

Bônus da AIG : muito além do ultraje

Considerando-se que os americanos têm como sagrados os contratos, e que as empresas e pessoas utilizam uma poderosa máquina de advogados para fazer valer seus direitos, o ultraje de Obama diante dos bônus da AIG parece infantil. Cadê a competência de negócios do capitalismo americano, quando o Estado empresta bilhões de dólares a uma seguradora falida, e não faz exigências sobre a gestão, permitindo a premiação com milhões de dólares aos executivos que a levaram à bancarrota?

Hoje na TV vi na manifestação em frente à sede da AIG contra o pagamento dos bônus uma faixa insólita, que nunca vi por aqui em anos de militância política de esquerda, que dizia: "CAPITALISM IS ORGANIZED CRIME". A imagem não mostrou bem quantos gatos pingados faziam o protesto, por isso procurei quem poderia ter essa visão política. Encontrei no site do Partido pelo Socialismo e pela Libertação (PSL) de lá um artigo com esse tema, cuja leitura recomendo por ser uma análise interessante pela visão de uma das esquerdas americanas que ninguém sabe que existe.

Obama está amarrado aos dogmas do capitalismo liberal americano. Se estatizar bancos, será taxado de "comunista". Se tentar tomar de volta os bônus que foram pagos pelos "taxpayers", incidirá na heresia da quebra de contratos. Se aumentar os impostos para continuar a injetar dinheiro na salvação de capitalistas, enfrentará a revolta dos contribuintes, que foram vítimas dos Madoffs e de executivos que enriqueceram criminosamente dentro das regras do sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário