quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Exploração tem limite

Uma pessoa conhecida, frequentadora da Igreja Universal, hoje me abordou para fazer uma espécie de "sessão de descarrego", ou seja, descarregou para mim as pressões que vem sofrendo do seu "pastor" para doar R$ 100,00, e nenhum centavo a menos. Alegando que ganha salário mínimo e que já contribui com dízimo, teve do "pastor" uma bronca para que buscasse outras fontes de renda e falasse com a patroa que o que ganhava era muito pouco.

Aproveitou para falar mais dos mecanismos de exploração. Todos os dias ela tem que ir ao "templo" para deixar um dinheirinho a título de "amarrar a miséria", ou seja, paga-se uma taxa para que a miséria não lhe chegue perto. Disse que no culto do domingo poucas pessoas da sua comunidade puderam doar dinheiro na cestinha, porque não têm como dar mais. E que vai largar a "igreja".

Por curiosidade, abri a página de doações da Universal, que recomendo visitar através deste link. O mais impressionante é o uso seletivo de trechos bíblicos para sugar os trocados de gente em desespero, oferecendo enganosamente a solução de problemas a partir da renúncia às suas rendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário